Alan Partridge é quase com certeza o filme mais engraçado que você verá nesta primavera

A comédia tende a viajar mal pelas fronteiras nacionais. Tenho certeza de que há artistas desconcertantes na França, Japão e Austrália, mas não consigo citar nenhum. E embora isso tenha sido historicamente menos verdadeiro para os comediantes britânicos, os americanos estão familiarizados com gente como Peter Sellers, Peter Cook, e a gangue Monty Python - seu trabalho em casa geralmente era mais potente do que o trabalho que faziam aqui.

O melhor exemplo atual é Steve Coogan, o comediante, ator e escritor que os britânicos consideram (em seu clichê favorito) um tesouro nacional. Até agora, Coogan já apareceu em filmes grandes o suficiente (incluindoTropic Thunder, Night at the Museum,ePhilomena) que seu rosto é familiar para os americanos. E se você viuA viagem,onde ele e amigo Rob Brydon dirigir pelo interior da Inglaterra tentando superar um ao outro - seu duelo Michael Caine falsificações valem o preço da admissão - você sabe que ele é um dos homens vivos mais engraçados.

Ainda assim, a menos que você more em certas regiões da PBS ou alugue DVDs de TV estrangeira, é quase certo que você não terá visto Coogan interpretando sua maior e mais amada criação de quadrinhos - a personalidade da mídia narcisista e sem noção Alan Partridge. Isso é um pouco como saber Stephen Colbert sem nunca ter vistoO Relatório Colbert.Mesmo que Coogan tenha se aventurado em uma tarifa mais artisticamente ambiciosa (nisso ele me lembra de Bill Murray ), ele continuou a interpretar esse personagem barulhento intermitentemente nos últimos 20 anos. Ao longo desse tempo, Alan deixou de ser um apresentador de rádio e televisão vaidoso, egoísta e notoriamente não-PC - imagine uma piñata chamada SHOWBIZ HORROR - para se tornar algo um pouco mais agradável: um vagabundo de meia-idade que trabalha para a Rádio Norwich e está gradualmente avançando lentamente para se tornar um ser humano ligeiramente melhor.

É onde o encontramos emAlan Partridge,uma nova comédia agradável que é muito boba de uma forma muito inteligente. Sua premissa vagamente satírica dificilmente poderia ser mais delicada. A estação de Alan é assumida por uma empresa cujos chefes são tão cretinosamente vulgares que fariam o Lobo de Wall Street se encolher. Embora ele esteja com medo de perder o emprego girando oldies e oferecendo conversas fúteis ('Pergunta da hora: Por que as pessoas insistem em refrigerar seus ovos?'), Os chefes demitem outro DJ, Pat Farrell ( Colm Meaney ), que responde tomando todos como reféns durante uma festa da empresa. Alan foge, mas porque ele é amigo de Pat - na medida em que alguém tão egocêntrico como Alan pode ter amigos - os policiais o enviam de volta como um negociador de reféns. Naturalmente, ele tenta transformar esse cerco em uma vantagem na carreira, com resultados tão previsivelmente cringefults que até mesmo seu assistente servil, maravilhosamente interpretado por Felicity Monatgu, fica horrorizado.

Agora, como um Cooganaut dedicado, eu recomendo que você espere para ver este filme até que você tenha alugado ou transmitido as travessuras anteriores deste personagem na sérieMe conhecendo conhecendo vocêeEu sou Alan Partridge.Ambos são extremamente engraçados e preparam você para os estágios mais recentes do declínio de Alan. No entanto, mesmo se você não fizer isso,Alan Partridgequase certamente fará você rir alto. Ele oferece de tudo, desde o slapstick magistral de Coogan (há um trecho clássico em que Alan tenta esconder sua nudez das câmeras) ao tamborilar habilmente risonho de Alan. “Esses eram os entusiastas do rock suave, Fleetwood Mac”, diz ele ao público do programa matinal depois que uma música termina.

O que torna isso tão bom é que a inventividade cômica de Coogan vai além de um mero truque. Ele não apenas interpreta Alan Partridge, elehabitadele. Ele nos mostra o pulo do Alan, viciado em fama, quando pensa que as câmeras de TV estão em cima dele. Ele nos dá a boca em pânico de Alan quando percebe que foi pego fazendo algo pequeno. Ele nos dá um pequeno choque de consciência de Alan quando percebe que disse algo ofensivo, ou quando de repente (e brevemente) se dá conta de que outras pessoas realmente existem independentemente de sua própria necessidade delas. E ele faz tudo isso com um carinho que nunca fica empapado.

Mesmo que esta comédia na tela grande nunca chegue ao sublimidade mordaz da série na tela pequena, cuja estética de sitcom plana e cafona se mistura perfeitamente com a alma chata e cafona de Alan, você não vai querer perdê-la. Já é um grande sucesso na Grã-Bretanha,Alan Partridgeé quase certamente o filme mais engraçado que você verá atéA viagem para a itáliaestrelando - quem mais? - Steve Coogan.