Conversando com o tenor italiano Vittorio Grigolo sobre Puccini, Pavarotti e Caravaggio

O público de Nova York encontrou o tenor italiano pela última vez Vittorio Grigolo noBoêmio,Grande ópera de romance condenado de Puccini, quatro anos atrás. Então, como agora, ele estrelou como Rodolfo, o escritor pobre que conhece e tragicamente perde seu grande amor, Mimi. A carreira de sucesso de Grigolo começou quando ele era um menino no Coro da Capela Sistina. Aos 23 anos, ele se tornou o tenor mais jovem a se apresentar no La Scala. Desde então, ele se apresentou com considerável aclamação crítica e popular nas maiores casas de ópera do mundo. A Vogue.com conversou com Grigolo após um recital solo no Metropolitan Opera e antes da noite de abertura doBoêmio.

Você se apresentou pela última vezboêmiono Met e na produção da Zeffirelli em 2010. Como é diferente dessa vez?
Claro, sempre há uma grande expectativa comBoêmio,porque é uma das maiores funções que um tenor pode desempenhar. Também é assustador, porque há muitas armadilhas no papel. Mas me deu muita alegria e muita sorte e sorte. Cada vez que você se apresenta em Nova York, você tem essa sensação de triunfo, mas ainda mais emocionante e desafiador desta vez é saber que você também estará se apresentando para milhões de pessoas ao redor do mundo. Vamos transmitir ao vivo em HD, então você não pode perder nada.

Uma vez você disse que faria Rodolfo de graça. Você acha que esse foi o papel para o qual você nasceu?
É uma daquelas funções para as quais você precisa estar maduro, e me sinto mais completo como performer agora. É como se eu tivesse uma paleta maior para pintar uma paisagem. Admiro Caravaggio e sinto que preciso dessa visão poética da luz, desse claro-escuro, desse jogo de sombra e luz. Meu Rodolfo nunca é cinza. Às vezes ele está na plenitude da luz, do sol, e às vezes é muito dramático e sombrio. Eu não sou um homem grisalho. Claro, Rodolfo é um personagem que cresce na ópera e precisa ser maduro para enfrentar a realidade da tragédia. Não me sinto um menino pintor, mas um herói romântico que pode realmente sentir algo profundamente emocional.

Você se lembra de como se sentiu quando viu pela primeira vezboêmio? Como suas reações à ópera mudaram ao longo do tempo?
A primeira vez que viBoêmio,era uma ópera muito distante de mim. Nunca imaginei que faria essa ópera tão cedo. Era como uma grande parede: eu não conseguia atravessá-la. É claro que, com o tempo e a paixão, você se aproxima do inimigo e tudo o que teme se torna mais humano. Depois de alguns anos, o medo desaparece e há satisfação. A primeira vez que soube que tinha muito a dar na atuação do Rodolfo, foi a realização de um sonho para mim.

Claro, com o passar dos anos, a voz muda, o corpo humano muda. O professor mais incrível dessa forma é a vida. Depois de aprender sua técnica, você precisa viver sua vida. E eu mudei, eu sofri. Meu Rodolfo era mais jovem, mais fácil e mais leve. O que quer que seja em sua vida é um desastre, se você tem um desastre no amor, se não consegue aprender com ele, não consegue aprender a pensar.

Vou trazer um pouco da pungência para o papel, mas com o conhecimento de um amante experiente. E os tempos são diferentes agora. A ganância e o consumismo que tem consumido nossa sociedade significam que teríamos um Rodolfo diferente. Ele pode encontrar Mimi uma noite e depois ir ao clube para conhecer alguém novo. Ou ele gastaria tempo tentando obter seu número de telefone em vez de ajudá-la a encontrar a chave.

Quando você interpretou um menino pastor emTosca,você conheceu Pavarotti. Que tipo de inspiração ele tem sido para você?
Eu era um garoto de quinze anos e para ter a chance de trabalhar com o maior tenor italiano de seu tempo. . . para mim, como italiano, ele sempre foi o número um. Ele veio para ficar com as crianças, para dar conselhos, consideração. Ele só percebeu que eu estava tão segura do que queria quando era jovem. Precisamos respeitar o que está escrito na partitura, não precisamos inventar para ser criativos, e isso é algo que Pavarotti entendeu e Zeffirelli, também. Ele sempre diz: “Onde quer que você esteja, se procurar por mim, estarei lá”. Sempre que subo ao palco, seja o que for que esteja no meu coração, sei que o Franco está em Roma, à espera dissoBohemia.

boêmioestreia no Metropolitan Opera hoje à noite, 19 de março. Para mais datas de apresentações: metoperafamily.org