Pesquisa do artista conceitual Glenn Ligon é inaugurada no Whitney

• A imagem pode conter acessórios de óculos, humanos e pessoas
  • A imagem pode conter armadura de cabeça e cota de malha
  • A imagem pode conter Texto Palavra Alfabeto Número Símbolo Anúncio e Cartaz

A não perder nesta primavera é 'Glenn Ligon: AMERICA', a pesquisa de meio de carreira do Whitney Museum of American Art sobre o artista nascido no Bronx cuja pintura Black Like Me # 2 (1992) foi recentemente escolhida por Barack Obama com um lugar em as paredes da Casa Branca. Não que Ligon precise de qualquer endosso para ganhar seu lugar na lista A: Frieza e paixão se fundem com precisão devastadora no empreendimento desse artista. Comparando sua abordagem a uma pintura de mapa de Jasper Johns ou a um ritmo de jazz de John Coltrane trabalhado com abstração virtual, Ligon faz uma abordagem fascinantemente cerebral em pinturas, gravuras e esculturas que podem ser surpreendentemente simples - mas oferecem um toque visceral.

Em seu caso, o 'A' significa 'África' ​​e 'América', enquanto ele explora questões em evolução de raça e identidade, muitas vezes de um ponto de partida literário ou verbal: Zora Neale Hurston, Ralph Ellison e James Baldwin (em particular 'Stranger in the Village ”, um conto sobre um homem negro na Suíça), bem como os riffs cômicos ultrajantes de Richard Pryor. SeuGold Nobody Knew Me # 1(2007), por exemplo, feito com letras pretas estampadas em bastão de óleo sobre um fundo de acrílico dourado, parafraseia a piada de Pryor: “Eu fui para a África. Fui à Pátria para encontrar as minhas raízes! Direito? Setecentos milhões de negros! Nenhuma dessas mães me conhecia. ”

Relatório de Condição(2000), pega uma impressão que Ligon fez doze anos antes usando a frase sustentada durante a greve dos trabalhadores de saneamento da AFSCME de 1968 em Memphis - 'Eu sou um homem' - e a pendura ao lado da mesma impressão anotada por um conservador de arte com todas as imperfeições ela se acumulou com o tempo, as notas desapaixonadas (“mancha negra, rachaduras finas” etc.) apenas enfatizando a humanidade da frase original. Com a próxima publicação de seu livro de ensaios,Você mesmo no mundo(Yale University Press, 2011) Ligon, o intérprete mestre erudito, agora também oferece seu próprio material de base.

A mostra Whitney apresenta cerca de cem obras, incluindo peças anteriores não exibidas anteriormente e impressionantes esculturas de néon recentes de Ligon, incluindo uma peça de 22 pés de comprimento recém-encomendada soletrando 'sol negro' em letras brancas para as janelas da Madison Avenue do Whitney. A galeria final apresentará três trabalhos em neon de 3,6 metros de comprimento com a palavra 'América' ​​renderizada em neon preto oximorônico - uma vez que o neon não pode, por definição, ser preto, o artista teve que pintar o vidro à mão, assim como os trabalhadores de saneamento fazem -pintaram seus cartazes. Enquanto concebia as esculturas da 'América', que brincam com a ideia de raça, progresso e materialismo, Ligon lia o romance de Charles Dickens sobre a Revolução Francesa,Um conto de duas cidades(1859), com sua famosa frase de abertura: “Foi o melhor dos tempos, foi o pior dos tempos”.

“Glenn Ligon: AMERICA” está no Whitney Museum of American Art, de 10 de março a 5 de junho de 2011; whitney.org