Design Duo Casamidy publica seu primeiro livro, The Artisanal Home

A dupla de designers Casamidy, sediada em Bruxelas, também conhecida como Anne-Marie Midy e Jorge Almada, são adorados pelos estetas por seus móveis artesanais feitos em San Miguel de Allende que abrangem a silhueta das formas clássicas - qualquer coisa de Luís XVI ao colonialismo espanhol - com um olhar moderno e revigorado que torna seu trabalho novo e familiar. Midy e Almada também são parceiros de vida e este mês lançam o seu primeiro livro,A casa artesanal: interiores e móveis de Casamidy(Rizzoli). A monografia destila a ampla gama de casas que eles projetaram juntos ao longo dos anos; cada projeto, independentemente da localização, transmite sua sensibilidade, que é dedicada à teoria da cor, o abraço animado de localização e contexto e, acima de tudo, a história das coisas.

O ponto focal do livro é a celebração da memória - é o fio comum tecido em cada residência, seja uma casa de fazenda mexicana ou uma vila no sul da França. Midy, que cresceu em Paris, e Almada, que é natural de Culiacán, homenageiam o impacto que os respectivos avós (a quem o livro é dedicado) tiveram na sua sensibilidade estética e, aliás, no que se tornaria a obra das suas vidas. The Artisanal Home mapeia sua jornada juntos pelos espaços que habitam - seus quartos inspiram o desejo de virar todos os objetos, inspecionar cada tecido e se maravilhar com a harmonia de estilos imprevisíveis que se misturam para criar algo visualmente cativante. Sua base, na Avenue Molière, em Bruxelas, exemplifica esse talento.

The Artisinal Home Book

Foto: Simon Upton

A elegante casa geminada de 1907 mantém muitos dos seus detalhes originais, embora dispensem a formalidade exagerada que caracteriza muitas residências na área. A sala de jantar, no andar de cima, mistura cadeiras italianas ornamentadas da virada do século com sofás estofados em verde esmeralda, pontuados por almofadas chartreuse e, o mais surpreendente, cobertores mexicanos listrados com ousadia. Uma mesa redonda faux bois Hiver com seu design dá as boas-vindas à mistura. O rico Tony Duquette Os tons romanos de malaquita na sala de estar adjacente, pintada em violeta claro, criam uma sensação de coesão entre os espaços. Almada credita a Midy uma hábil compreensão da cor e da luz, que é evidente em cada divisão.

Suas residências em climas mais quentes, por outro lado, são notáveis ​​pela integração de “cômodos” internos e externos.

Foto: François Halard

O terraço da casa deles em San Miguel de Allende é emoldurado por um dossel de henequen, que protege a área de estar do brilho do sol. Mesas diminutas espalhadas ao redor das cadeiras criam um local confortável para descansar uma bebida ou um prato. Vasos de lavanda e uma abundância de suas lanternas Symi, além de iluminar, delineiam ainda mais o espaço.

Foto: Cortesia de Rizzoli

Após o falecimento do pai de Almada, o casal construiu uma fazenda no Deserto de Sonora, em terras pertencentes a um amigo de longa data da família. Era uma homenagem ao património de Almada, um lugar onde o casal pudesse levar os dois filhos para comungar com as tradições familiares. Uma cadeira de couro com costas pendentes, relíquia de família, figura com destaque na varanda, junto com colunas esculpidas encontradas em Michoacán.

Foto: Cortesia de Rizzoli

O interior foi projetado para fundir o estilo clássico de rancho mexicano com elementos de uma casa de fazenda flamenga, abraçando ideais românticos como paredes de tijolos, telhado inclinado e janelas duplas. Móveis e arte combinam as sensibilidades do norte da Europa com peças coloridas e regionais.

Foto: Simon Upton

Se o Deserto de Sonora ressoa em Almada como tradição, é Saint-Paul de Vence para Midy. Seu bisavô construiu uma villa na encosta da cidade, conhecida por sua conexão com os maiores artistas do século XX. Na verdade, ele comprou o terreno dos proprietários do famoso La Colombe d'Or, que figura tanto como um museu quanto como um hotel. A villa permanece em sua família e o interior, embora pontuado por toques mais contemporâneos, ecoa muito a mesma decoração que as gerações anteriores desfrutaram.

Foto: Simon Upton

A piscina, que fica abaixo de três níveis de jardins, vinhas e áreas de estar, tem um alargamento italiano com azulejos e colunas de calcário dórico.

Foto: Simon Upton

Uma colcha de retalhos no quarto dos meninos em Bruxelas é misturada com alegres Marimekko e almofadas bordadas de Oaxaca, e uma mesa lateral Almidi amarela brilhante.

Talvez o maior legado deixado por sua família seja a importância da mão e do espírito. Como cada cômodo que tocam representa um equilíbrio entre localização, história e novidade, o mesmo acontece com os móveis que produzem. Eles estão mantendo uma tradição de artesanato - trabalhando apenas com os melhores metalúrgicos, bordadores e ferreiros de couro - que está amplamente ameaçada. Anne-Marie Midy e Jorge Almada vivem de forma inequívoca os seus princípios de design.