Nós realmente precisamos de outro filme dos Muppets? Se Tina Fey está envolvida, então sim

A América ainda precisa dos Muppets? Quando a trupe de tipos criativos hiperneuróticos e de olhos vidrados apareceu pela primeira vez, nos anos 1950, o país estava embarcando em um caminho de mudança: o conforto bem-vindo dos anos do pós-guerra havia apenas começado a se fragmentar. Novos arrebatamentos boêmios pressionaram, e os Muppets - estranhos, propensos à entropia, muito viajados - anunciaram muitas dessas mudanças. Juntos, eles ofereceram um rosto pateta e familiar para o que parecia perturbador e, às vezes, fora de controle. Ao longo de mais de meio século e sete filmes que se seguiram, eles continuaram nesse caminho, embora às vezes com retornos culturais decrescentes. Nos anos 70, Animal refletia tudo de emocionante e assustador sobre o messianismo rock pós-ideológico e destruído pelas drogas. Em 2014, seu rosto escarlate parecia cansado e um pouco puído.

A oitava foto dos Muppets, Muppets mais procurados, chega menos como um arauto da frente do que como uma bagatela (literalmente) desdentada, um artigo divertido e planejado de entretenimento. Observe a falta de um possessivo no título; alguém quer algo aqui, mas ninguém adivinha o quê ou quem. A premissa do filme é, naturalmente, simples: os Muppets viajam pelo mundo vestindo seus Muppet Show, uma revista de variedades do tipo vaudeville que prospera sob a liderança e os cuidados de Caco, o Sapo. (A terminologia ao longo do filme é confusa: nem todos os Muppets, as criaturas, são membros dos Muppets, os performers do show homônimo - assim como nem todos os moradores do Village são Village People.) No entanto, a perfídia global consegue sabotar seu ciclo de turnê. Um criminoso Muppet conhecido apenas como Constantino, o sapo mais perigoso do mundo, está em liberdade na Europa. Além de uma grande verruga na bochecha e um forte sotaque russo (assim nos dizem; às vezes soa suspeitosamente como a Transilvânia do Conde von Count), Constantino é a cara de Caco. Com a ajuda de um gerente de talentos desonesto, Dominic Badguy ( Ricky Gervais ), a quem chama de 'Número 2', ele concebe uma troca insidiosa: Caco será levado sob custódia e enviado a um gulag siberiano em seu lugar, enquanto Constantino, cobrindo sua toupeira com tinta verde, assumirá o lugar de Caco à frente de The Muppet Show elenco.

Usando o show como capa e álibi, o sapo mais perigoso do mundo vasculha uma série de museus de arte proeminentes em toda a Europa em busca de pistas centenárias deixadas por um coronel Thomas Blood (uma figura real). As pistas prometem levá-lo às joias da coroa britânica, que ele aspira roubar. Uma equipe desajeitada de policiais está no seu encalço: o insistente e severo Sam the Eagle e Jean Pierre Napoleon (um encantador Ty Burrell ), um detetive da Interpol com sede na Suíça e às custas do filme faz piadas sobre os hábitos de trabalho europeus frouxos. (“Ah, desculpe, 14h00. Meu dia acabou”, Napoleão comenta a certa altura, caindo em uma mesa de café e pegando um jornal.) Enquanto isso, em todo o continente, Caco suporta o que é certamente o gulag mais delicioso experiência na história do encarceramento. Sob o olhar semi-vigilante de Nadya ( Tina Fey ), um guarda com ambições na Broadway, ele canta e dança e conduz os outros prisioneiros em um show de talentos, de canções coletivas de A Chorus Line e afins. Por um tempo, ele tenta escapar, mas depois de um tempo desiste. É fácil ver porque.

Os Muppets, especialmente no final de sua gestão, são essencialmente parodistas de gênero. Eles também são artistas de comédia musical e Muppets mais procurados é mais forte onde esses dois projetos convergem. Aqui, como no anterior Muppets filme, Bret McKenzie, de Flight of the Conchords, contribuiu com as canções. O filme oferece números musicais inteligentes, embora memoráveis, que carregam seu toque: uma balada sensual no estilo dos anos 1970 que Constantine, fingindo ser Caco, canta para cortejar uma volátil Miss Piggy (ou 'Pig', como ele a chama), um willkommen- otimista peça do show bienvenue entregue no gulag. Assistir Tina Fey cantar e dançar é o destaque do filme; sua mastigação de cenário é flagrante e divertida, e parece uma peça com a energia forte e, em última análise, gratuita deste espetáculo de fim de franquia. Muppets mais procurados não é de forma alguma necessário e pode nem mesmo ser conquistado. Mas está lá fora e, como a turnê mostra que retrata, trabalhando duro para seu visual novo.