Nós realmente precisamos de outro filme dos Muppets? Se Tina Fey está envolvida, então sim

A América ainda precisa dos Muppets? Quando a trupe de tipos criativos hiperneuróticos e de olhos vidrados apareceu pela primeira vez, nos anos 1950, o país estava embarcando em um caminho de mudança: o conforto bem-vindo dos anos do pós-guerra havia apenas começado a se fragmentar. Novos arrebatamentos boêmios pressionaram, e os Muppets - estranhos, propensos à entropia, muito viajados - anunciaram muitas dessas mudanças. Juntos, eles ofereceram um rosto pateta e familiar para o que parecia perturbador e, às vezes, fora de controle. Ao longo de mais de meio século e sete filmes que se seguiram, eles continuaram nesse caminho, embora às vezes com retornos culturais decrescentes. Nos anos 70, Animal refletia tudo de emocionante e assustador sobre o messianismo rock pós-ideológico e destruído pelas drogas. Em 2014, seu rosto escarlate parecia cansado e um pouco puído.

A oitava foto dos Muppets,Muppets mais procurados,chega menos como um arauto da frente do que como uma bagatela (literalmente) desdentada, um artigo divertido e planejado de entretenimento. Observe a falta de um possessivo no título; alguém quer algo aqui, mas ninguém adivinha o quê ou quem. A premissa do filme é, naturalmente, simples: os Muppets viajam pelo mundo vestindo seusMuppet Show,uma revista de variedades do tipo vaudeville que prospera sob a liderança e os cuidados de Caco, o Sapo. (A terminologia ao longo do filme é confusa: nem todos os Muppets, as criaturas, são membros dos Muppets, os performers do show homônimo - assim como nem todos os moradores do Village são Village People.) No entanto, a perfídia global consegue sabotar seu ciclo de turnê. Um criminoso Muppet conhecido apenas como Constantino, o sapo mais perigoso do mundo, está em liberdade na Europa. Além de uma grande verruga na bochecha e um forte sotaque russo (assim nos dizem; às vezes soa suspeitosamente como a Transilvânia do Conde von Count), Constantino é a cara de Caco. Com a ajuda de um gerente de talentos desonesto, Dominic Badguy ( Ricky Gervais ), a quem chama de 'Número 2', ele concebe uma troca insidiosa: Caco será levado sob custódia e enviado a um gulag siberiano em seu lugar, enquanto Constantino, cobrindo sua toupeira com tinta verde, assumirá o lugar de Caco à frente deThe Muppet Showelenco.

Usando o show como capa e álibi, o sapo mais perigoso do mundo vasculha uma série de museus de arte proeminentes em toda a Europa em busca de pistas centenárias deixadas por um coronel Thomas Blood (uma figura real). As pistas prometem levá-lo às joias da coroa britânica, que ele aspira roubar. Uma equipe desajeitada de policiais está no seu encalço: o insistente e severo Sam the Eagle e Jean Pierre Napoleon (um encantador Ty Burrell ), um detetive da Interpol com sede na Suíça e às custas do filme faz piadas sobre os hábitos de trabalho europeus frouxos. (“Ah, desculpe, 14h00. Meu dia acabou”, Napoleão comenta a certa altura, caindo em uma mesa de café e pegando um jornal.) Enquanto isso, em todo o continente, Caco suporta o que é certamente o gulag mais delicioso experiência na história do encarceramento. Sob o olhar semi-vigilante de Nadya ( Tina Fey ), um guarda com ambições na Broadway, ele canta e dança e conduz os outros prisioneiros em um show de talentos, de canções coletivas de A Chorus Line e afins. Por um tempo, ele tenta escapar, mas depois de um tempo desiste. É fácil ver porque.

Os Muppets, especialmente no final de sua gestão, são essencialmente parodistas de gênero. Eles também são artistas de comédia musical eMuppets mais procuradosé mais forte onde esses dois projetos convergem. Aqui, como no anteriorMuppetsfilme, Bret McKenzie, de Flight of the Conchords, contribuiu com as canções. O filme oferece números musicais inteligentes, embora memoráveis, que carregam seu toque: uma balada sensual no estilo dos anos 1970 que Constantine, fingindo ser Caco, canta para cortejar uma volátil Miss Piggy (ou 'Pig', como ele a chama), um willkommen- otimista peça do show bienvenue entregue no gulag. Assistir Tina Fey cantar e dançar é o destaque do filme; sua mastigação de cenário é flagrante e divertida, e parece uma peça com a energia forte e, em última análise, gratuita deste espetáculo de fim de franquia.Muppets mais procuradosnão é de forma alguma necessário e pode nem mesmo ser conquistado. Mas está lá fora e, como a turnê mostra que retrata, trabalhando duro para seu visual novo.