O promotor do Fyre Festival, Billy McFarland, pode passar 10 anos na prisão

Lembra do Festival Fyre? O desastroso “fim de semana influenciador” de Jenner, Hadid, et al. Promovido, venda de sanduíches de queijo nas Bahamas? Claro que você faz. Bem, o promotor do Fyre Festival, Billy McFarland, poderia passar 10 anos na prisão por mentir para investidores e enviar documentos falsos. McFarland se declarou culpado de acusações de fraude eletrônica na terça-feira e se desculpou por deturpar grosseiramente o que ele disse ter começado como um 'festival legítimo' antes de começar a mentir sobre sua situação financeira.

Para refrescar, o Festival Fyre foi anunciado como 'a experiência cultural da década', em que ricos convidados e influenciadores do milênio seriam levados para 'Fyre Cay', uma ilha nas Bahamas, durante dois fins de semana em abril e maio de 2017 Além de Bella Hadid e Kendall Jenner, Emily Ratajkowski, Hailey Baldwin, Elsa Hosk e Rose Bertram participaram de uma sessão de fotos #yachtlife amplamente divulgada em dezembro de 2016 para promover o evento. Os ingressos custavam entre US $ 1.200 e US $ 100.000. Ja Rule era um dos parceiros da McFarland; Blink 182 foi programado para funcionar; haveria acomodações luxuosas e refeições preparadas por chefs famosos.

O que o Fyre Fest realmente se tornou foi um desastre total - uma paródia da cultura do festival que colocou o “inferno” no Coachella (o evento que pretendia competir). “Fyre Cay” era na verdade um ponto remoto em Great Exuma, às pressas coberto de areia, que os trabalhadores lutaram sem sucesso para preencher com estruturas e palcos habitacionais. Em vez disso, havia tendas (embora não o suficiente para quem tem ingressos), colchões encharcados de uma tempestade recente, nenhum músico e um restaurante local servindo fatias de queijo americano no pão branco para centenas de pessoas que esperavam por uma refeição no nível Michelin. Os influenciadores que McFarland reuniu fizeram seu trabalho, mas não da maneira que ele pensava que fariam: uma enxurrada de postagens nas redes sociais descreveu condições distópicas e de pesadelo, com convidados perdidos durante a noite e um sanduíche notoriamente sombrio.

Na sequência, relatos revelaram que McFarland quase imediatamente se atrapalhou com a organização do festival. Afundado em empréstimos, incapaz de provar aos investidores que sua avaliação da Fyre Media, a empresa-mãe do festival, era precisa, ele encorajou os participantes a comprarem adicionalmente $ 300 a $ 500 em crédito em pulseiras do festival para cada dia que planejassem comparecer, desesperado para garantir dinheiro. Ja Rule divulgou um comunicado no Twitter que dizia: “NÃO foi UM SCAM”, mas também “NÃO É MINHA FALHA”.

McFarland, 26, declarou-se culpado no tribunal federal de Manhattan na terça-feira, em um acordo com os promotores, que disseram que ele poderia pegar de 8 a 10 anos de prisão. “Lamento profundamente minhas ações e peço desculpas aos meus investidores, equipe, família e apoiadores que decepcionei”, disse ele. “Eu subestimei grosseiramente os recursos que seriam necessários para realizar um evento dessa magnitude.” Além disso, ele enfrenta oito processos movidos por partes lesadas pós-Fyre e está atualmente em liberdade sob fiança de $ 300.000 enquanto aguarda a sentença.