Voltando à natureza no rancho Medano-Zapata, no Colorado

São 6h30 no Rancho Medano-Zapata, no Colorado, e a névoa fria do pré-nascer do sol está subindo ao nosso redor enquanto chegamos aos estábulos para encontrar nossa guia, Kate Matheson, para a reunião matinal de cavalos. Ela está montada em uma Honda XL250 1979. “Meu pai o encontrou no Craigslist quando ele estava visitando e nós o pegamos em uma velha garagem - um achado tão bom.” Ela explica que se esqueceu de deixar um cavalo no estábulo, então ela terá que trazer os cavalos de volta em sua motocicleta, que é bonita - risque isso -incrivelmentelegal por si só.

Matheson, que supervisionou nossas atividades durante nossa estada de duas noites - uma breve parada e descanso de uma série de dias de viagem de oito horas em nossa viagem de volta para casa no interior do estado - começou a administrar o chalé em Zapata há dez anos. Na última década, seu papel cresceu para incluir contratação, treinamento, hospitalidade e gerenciamento de rancho. “Qualquer dia pode incluir uma série de coisas como caminhar em valas de irrigação, reuniões para relações com parceiros, consertar um toalheiro em um banheiro de hóspedes ou mover gado. É a natureza da vida no rancho ”, diz ela.

A imagem pode conter Natureza Veículo Transporte Máquina de Rodas de Motocicleta Pessoa Humana Nevoeiro Ao Ar Livre e Condições Meteorológicas

Matheson em sua motocicleta.

Foto: Cortesia de Bridget Fleming / @bridgetfleming

Localizado na extremidade leste do Vale de San Luis, no sul do Colorado, o Rancho Medano-Zapata - uma extensão de 103.000 acres de prados, pântanos e bosques de choupo - se desenvolve na base das montanhas Sangre De Cristo que, por sua vez, são emolduradas por enormes dunas de areia onduladas que constituem o apropriadamente denominado Parque Nacional das Grandes Dunas de Areia.

A coisa sobre Zapata é que tudo e todos exalam uma atratividade terrena que é fácil de romantizar, mas o rancho não é apenas um sonho estético que se torna realidade. No fundo, é um exercício de conservação. A fazenda é propriedade da The Nature Conservancy e administrada pela Ranchlands, uma empresa agrícola cuja missão é ajudar a preservar terras de fazendas sustentáveis, promovendo a conservação por meio da educação, convidando o público a ficar e experimentar suas propriedades.

Antes de nossa visita a Zapata, eu havia montado a cavalo apenas duas vezes na vida. Sempre os considerei com assombro e intimidação iguais, então quando me vi no lombo de um cavalo chamado Pickle em um passeio ao pôr do sol pelas dunas de areia - nosso segundo passeio do dia, depois de ter me aventurado pela manhã para ver o rebanho de conservação de 2.000 bisões selvagens - eu estava tonto, apavorado e totalmente extasiado ao mesmo tempo. Matheson, que cavalga desde os dois anos, acompanhou-nos com facilidade.

A imagem pode conter Mamífero animal Cavalo Pessoa humana Solo Equestre Natureza e ao ar livre

Percorrendo as dunas a cavalo.

Foto: Cortesia de Bridget Fleming / @bridgetfleming

Além de passeios épicos e vistas incríveis, Zapata também serve muito,realmenteboa comida. Meu marido e eu passamos o ano passado como muitas pessoas: marinando na monotonia de cozinhar três refeições por dia, o que tornou nossa primeira refeição em Zapata ainda mais agradável. Tudo começou com dois pedaços dourados de melão empilhados com fatias tenras de presunto, cobertos com pedaços de favo de mel desintegrados e largos flocos de sal, e terminou com um hambúrguer de bisão criado em fazenda, batatas fritas e pimentas shishito empoladas. Todos os produtos que Zapata usa vêm do vale onde fica o rancho - o chef Chase Kelley trabalha em estreita colaboração com a Valley Roots Food Hub, uma distribuidora de alimentos frescos que ajuda a apoiar os agricultores e pecuaristas locais.

A loja mercantil de Zapata é outro aspecto da abordagem multidimensional de Ranchlands à pecuária, uma forma de diversificar a renda que aumenta a sustentabilidade financeira da profissão. A loja está repleta de artigos de couro feitos à mão inspirados nas peças utilitárias usadas no dia a dia da fazenda. Caso em questão: a sacola Billie, que se baseia na sacola de montaria que os fazendeiros usam para segurar vasilhas de chá em longas viagens.

A imagem pode conter Pessoa Humana Vestuário Vestuário Mamífero Cavalo Cavalo Hipismo e Ao Ar Livre

Foto: Cortesia de Bridget Fleming / @bridgetfleming

A imagem pode conter Animal Gado Mamífero Vaca Vida Selvagem Bisão Ao Ar Livre e Búfalo

Foto: Cortesia de Bridget Fleming / @bridgetfleming

Este apoio e colaboração são parte integrante de ser um membro da comunidade pecuária. “Os ranchos estão vivendo, respirando, movendo coisas com muitas camadas, não apenas animais e terras, mas também pessoas. Sempre há alguém para telefonar que pode ajudá-lo ou vir e ajudá-lo se o caminhão estiver preso em um pântano ou as vacas estiverem fora ou inúmeras outras coisas que você não pode imaginar até que aconteça ', diz Matheson. “A menos, é claro, que você tenha deixado cair o telefone do bolso em um pasto de 3.000 acres - isso também aconteceu muitas vezes.” O que, no final das contas, realmente não é a pior coisa que pode acontecer para alguém que quer sair da rede.