Carta de Maria Grazia Chiuri de Roma: “A moda tem um pequeno papel, mas juntos podemos fazer uma grande diferença”?

Estou escrevendo isso de minha casa em Roma, onde trabalho desde o final de março para estar mais perto de minha família. É uma época estranha e assustadora para o meu país, mas me deixou ainda mais orgulhoso de ser italiano. Durante a crise do coronavírus, tive a humildade de testemunhar a dedicação de nossos médicos e enfermeiras, a quem gostaria de agradecer do fundo do coração. Nosso senso inato de ser italiano nos ajudou a nos sentirmos próximos, apesar de nossa distância. Isso nos ajudará a superar esses tempos terríveis.

Trabalhando juntos, embora de longe

Na Dior, muito do nosso trabalho também está na Itália. Eu moro em Roma. Minha família está em Roma. Temos várias fábricas na Itália, incluindo uma na Toscana. Normalmente, passaríamos algum tempo na Itália antes de mostrar uma coleção porque queremos ver os protótipos e formas finais. Nesta temporada, porém, não tivemos tempo para refletir sobre o que estava acontecendo. Quando as coisas pioraram, minha primeira prioridade foi dizer à minha equipe: “Por favor, temos que nos proteger agora e encontrar uma maneira diferente de trabalhar”. Conseguimos imediatamente computadores para que pudéssemos trabalhar remotamente. Adoro compartilhar ideias com minha equipe - falamos o tempo todo. O distanciamento social, especialmente da minha formação, parece estranho.

Já estamos trabalhando isolados há várias semanas. Compartilhamos coisas via FaceTime e WhatsApp. Honestamente, porém, não é tão fácil. Ter uma ideia e fazer um esboço é uma coisa, mas nosso trabalho é prático. É sempre um processo muito envolvente e prático.

Recentemente, uma de nossas oficinas Baby Dior em Redon, Bretanha, foi reaberta para fazer máscaras. Tenho muito orgulho de todo o sistema de moda. Muitas indústrias estão usando seu conhecimento, capacidade e recursos para inventar e fazer coisas que a comunidade médica precisa atualmente. Estou muito feliz que o mundo da moda tenha reagido a esta situação começando imediatamente a produzir máscaras. Não apenas as grandes marcas, como Dior, Armani e Prada, mas também empresas menores. É lindo o que está acontecendo lá.

Como estou me mantendo ocupado em casa

Durante esse tempo, principalmente à noite, leio muito. Eu assisto TV, mas geralmente apenas para as notícias. Achei estressante ver as notícias o tempo todo. Recentemente, tenho lido Roland Barthes 'O Sentido da Moda[The Fashion System], De Luce IrigarayEspéculo da Outra Mulher, Apenas Yanagihara'sUm pouco de vida, Ranuccio Bianchi Bandinelli'sRomae de Georg SimmelModa. Eu também tenho assistido a filmes, incluindoRetrato de uma senhora em chamaspor Céline Sciamma eTudo sobre minha mãede Pedro Almodóvar.

Ficar em casa significa que tenho todas as minhas coisas pessoais por perto. Por causa do meu trabalho, passo minha vida viajando pelo mundo. Portanto, poder ficar em casa, não fosse por aquele momento terrível, seria um prazer. Tenho meus livros, minhas coisas pessoais. Eu cozinho. Tenho esta grande caixa onde guardo minhas cartas e fotos, e tenho colocado todas essas memórias em ordem recentemente. Mas, obviamente, prefiro que seja minha escolha estar aqui, em vez de como consequência desta situação sem precedentes.

Aprender com o passado, enquanto olha para o futuro

Na Dior, passo meu tempo olhando para trás e para frente simultaneamente. É importante saber tudo - reconhecer a história e a rica herança da casa e usar isso para determinar um novo futuro. Monsieur Dior começou sua empresa após a segunda guerra mundial para oferecer felicidade e beleza às pessoas. Normalmente, depois de uma guerra, as pessoas querem escapismo - elas querem esquecer o que aconteceu - mas esta pandemia é um tipo de desafio muito novo e inesperado, um tipo que nunca experimentamos antes.

Na Itália, somos demonstrativos. Quando você vê alguém que você conhece, você o beija e lhe dá sua mão. Não sei se no futuro as pessoas vão querer estar tão perto umas das outras novamente.

O importante para mim é manter uma visão otimista e focar na importância do trabalho em equipe e da solidariedade. Estou orgulhoso de que, na moda, este seja um valor tão forte. Aqui, podemos usar esses valores para fazer algo positivo. É uma pequena parte, mas colaborativamente podemos fazer uma grande diferença.

Conforme dito a Rosalind Jana.