Retrospectiva do 200º aniversário de Pringle é inaugurada em Edimburgo: Rainha Elizabeth II, Grace Kelly Memorabilia e muito mais

Fato real pouco conhecido: Sua Majestade Rainha Elizabeth II tem recebido um pedaço de malha Pringle of Scotland todos os anos desde 1947, quando ela era apenas uma princesa sem coroa de 21 anos - e todos os anos, ela se senta para escrever uma carta de agradecimento de sua mesa no Palácio de Buckingham. Royal links e suéteres Pringle se estendiam até a Casa de Grimaldi também: a Princesa Grace de Mônaco era uma grande fã da casa de cashmere, passando muitos de seus suéteres para sua filha, Princesa Caroline. Grace é vista vestindo um de seus muitos conjuntos de gêmeos favoritos em um piscar de olhos de seu álbum de fotos privado; ela foi capturada em um momento da manhã seguinte, examinando sua própria foto de casamento em 1956. Curador de moda Alistair O'Neill reuniu todas essas lembranças - inclui a foto de um suéter com um Corgi, feito para Princesa anne —Para traçar a história de 200 anos de uma das marcas mais antigas do mundo. Está tudo no 'Fully Fashioned: The Pringle of Scotland Story,' uma exposição que foi inaugurada no Museu Nacional da Escócia em Edimburgo na noite passada.

Pringle da Escócia

Foto: Cortesia de Pringle da Escócia

Com as eleições gerais britânicas chegando e Nicola Sturgeon, o líder incendiário do Partido Nacional Escocês abrindo caminho entre os oponentes do sexo masculino em debates na televisão, os holofotes sobre a Escócia não têm sido tão intensos desde que, bem, qualquer um pode se lembrar. O orgulho de sua herança manufatureira é parte disso: os fabricantes de caxemira da pequena cidade de Hawick na fronteira escocesa alcançaram o mundo com seus produtos inimitáveis ​​e, como sugere esta exposição, desempenharam um papel surpreendente na longa marcha das mulheres em direção à libertação da época vitoriana ao século XX. A pesquisa de O'Neill mostra como a missão original de Pringle como fabricante de meias e roupas íntimas finas se desenvolveu gradualmente até que elementos do estilo migraram para o design de jaquetas de linha comprida de malha flexíveis por volta da Primeira Guerra Mundial, um movimento que é pelo menos contemporâneo com o primeiro uso de jersey de Coco Chanel, ou talvez um tom antes. O resultado? A maciez das malhas de cashmere deu às mulheres a capacidade de se movimentar e ser ativas, uma liberdade conquistada pelas primeiras mulheres que invadiram o enclave masculino do mundo do golfe escocês nos anos 20, balançando entusiasticamente seus tacos em seus suéteres argyle da Pringle of Scotland .

Pringle da Escócia

Foto: Cortesia de Pringle da Escócia

Esta longa história - que se atualiza com uma malha Aran incorporando painéis impressos em 3D do designer atual Massimo Nicosia —É mesclado com muitas luzes secundárias iluminadoras sobre a moda. Um deles é um balé filmado composto pela companhia de ** Michael Clark ** que mostra os conjuntos de gêmeos de Pringle e vários colares de pérolas sendo colocados em passos de vanguarda, para melhor demonstrar a malha em movimento. E qual é a conexão com Clark? Bem, ele também é um escocês orgulhoso, é claro.