Por que desistir do botão Snooze é o segredo para dormir melhor

Cinderela

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Desde que me lembro, disse as mesmas três palavras ao acordar: “Mais cinco minutos”. Não importava se era manhã de Natal e o Papai Noel tinha vindo. De olhos fechados, disse a minha irmã mais velha que os presentes ainda estariam lá quando acordássemos - em uma hora mais amável e tardia. Não é uma grande surpresa que o hábito perdure para a preguiçosa adolescência e para os anos de trabalho privados de sono. Fico mais otimista quando ajusto o alarme todas as noites (ioga matinal? Um café da manhã civilizado?). No entanto, na realidade, funciona mais como umsugeridohora de acordar, como a admissão pague o que quiser no Met. Talvez uma hora se passe, a cacofonia eletrônica pontuando a névoa a cada nove minutos.

É por isso que meus ouvidos se animaram quando meu médico, Eamonn A. Vitt, M.D., disse a palavrasoneca-ectomiadurante uma verificação recente. O pensamento vai, em vez de colocar seu corpo sob o estresse repetido de transição do sono para a vigília ad nauseam (e ad delirium), force-se a fazê-lo apenas uma vez. Mais fácil falar do que fazer. Vitt, um instrutor de medicina clínica na Faculdade de Médicos e Cirurgiões da Universidade de Columbia, diz que tudo começou há cerca de 20 anos, quando ouviu um especialista em sono em um programa local da NPR e ligou para saber o que pensava sobre a soneca (resposta: não uma fã). “Naquele mesmo dia, peguei uma chave de fenda e fita adesiva no meu rádio-relógio Panasonic e realizei o que pode ser a primeira soneca ectomia do mundo”, Vitt lembra de sua excisão cirúrgica não convencional. “Os resultados foram fantásticos.”

Mas será que o mini cochilo pós-despertar é realmente prejudicial à saúde? Não exatamente, embora se você for pego em um redemoinho de cochilos, 'você está definitivamente perturbando o sono', diz Elizabeth B. Klerman, MD, Ph.D., médica do Hospital Brigham and Women's e professora associada da Harvard Medical School na divisão de medicina do sono. Ela assinala uma série de questões associadas à quantidade insuficiente de sono: ganho de peso, problemas de humor, alterações na função imunológica, problemas de aprendizagem e erros como acidentes de carro. Na verdade, ela acrescenta: “O botão de soneca está dizendo que você não está dormindo o suficiente”. Em outras palavras, é uma ferramenta de diagnóstico útil - mesmo que, como no meu caso, seja como uma luz de advertência acendendo quando o motor já está soltando fumaça.



Na manhã seguinte à minha visita a Vitt, mordi a bala e levantei com o alarme. Eu tinha planos de pegar um trem ao nascer do sol para visitar amigos em Long Island e, como a pontualidade não era meu forte, me surpreendi pegando um trem mais cedo com tempo de sobra para um café. No dia seguinte, acordei ao primeiro toque e fiz uma corrida improvisada (e sem precedentes) ao redor do quarteirão. Comecei a me perguntar: por que passei tantas manhãs frenéticas me esforçando para sair pela porta, pensando que meu problema era o atraso crônico - quando na verdade é uma soneca crônica?

Claro, desde então tenho lutado contra a recaída - devido, talvez, à minha incapacidade de remover cirurgicamente a função de soneca do meu iPhone, bem como aos rigores da vida moderna. (Vitt, que trabalhou no exterior com os Médicos sem Fronteiras e outras organizações de ajuda, lembra-se de ter dormido “incrível” enquanto morava em uma cabana de lama na zona rural da África Oriental, mas a hipervelocidade em Nova York é outra história.) Há também um obstáculo fisiológico : “Diferentes partes do seu cérebro acordam em velocidades diferentes”, diz Klerman sobre um fenômeno conhecido como inércia do sono, que pode estender-se por 90 minutos ou mais. “Quando você está apertando o botão de soneca, você não está realmente agindo racionalmente. Seu corpo está dizendo, ‘Deixe-me voltar a dormir.’ ”De fato é. Mas minha mente - recentemente ciente das possibilidades de uma manhã plena e sem pressa - está pronta para acordar.